Cultura
Edição do ArtRio Convida terá Jaime Lauriano, Priscila Rooxo e o curador Paulo Herkenhoff
A segunda edição do ArtRio Convida está confirmada para o dia 21 de junho, quarta-feira, a partir das 19h, ao vivo no Instagram da ArtRio @artrio_art. A conversa terá como tema o impacto e a importância das residências artísticas e das premiações no crescimento e na trajetória dos artistas em suas diferentes fases de carreira.
Participam desta edição dois vencedores do Prêmio FOCO – os artistas Jaime Lauriano, que participou em 2016, e Priscila Rooxo, de 2022. O Prêmio FOCO é dedicado a artistas com até 15 anos de carreira e uma importante meta da premiação é estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional. Eles conversarão com o curador Paulo Herkenhoff, conselheiro de projetos de pesquisa e curadoria do Instituto Inclusartiz. A mediação será do também curador Lucas Albuquerque, coordenador de residências artísticas do Instituto Inclusartiz.
O ArtRio Convida tem uma agenda de encontros ao longo do ano para debater temas de relevância para o segmento de arte no país. A cada edição, um profissional do mercado de arte será convidado pela ArtRio a participar, e ele convidará outro profissional para a conversa. “Criamos essa agenda para estimular as conversas e trocas entre profissionais que atuam nas diversas áreas do mercado de arte. Dessa forma podemos enriquecer a atuação com uma visão mais plural e reforçando a importância da atuando em conjunto de todas essas áreas”, completa Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
O evento é transmitido online ao vivo no instagram da ArtRio (https://www.instagram.com/artrio_art/)
ArtRio Convida – Edição 2
Jaime Lauriano e Pricila Rooxo conversam como curador Paulo Herkenhoff
Mediação de Lucas Albuquerque
Data e horário: 21 de junho, às 19h
Transmissão ao vivo em https://www.instagram.com/artrio_art/
Jaime Lauriano
Vencedor do Prêmio FOCO em 2016, através de vídeos, instalações, objetos e textos, revisita os símbolos, imagens e mitos formadores do imaginário da sociedade brasileira. Seu trabalho aborda as formas de violência cotidiana que perpassam a história brasileira desde sua invasão pelos portugueses, centrando-se, com especial perversidade, em indivíduos racializados. Sua crítica se estende da macropolítica das esferas do poder oficial à micropolítica.
Em outra frente, suas obras também refletem a conexão com religiões ancestrais de matriz africana. O artista emprega signos e símbolos desses rituais compreendendo como a esfera religiosa foi fundamental para a resistência dos escravizados, servindo como espaço de manutenção de suas relações com o território ancestral.
Jaime Lauriano vive e trabalha em São Paulo.
Priscila Rooxo
Artista visual criada em São João de Meriti, Grande Rio, com apenas 17 anos recebeu uma bolsa de estudos em Pintura pela conceituada Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2021, ingressou na Universidade Estadual Do Rio de Janeiro (UERJ) onde frequenta o curso de Artes Visuais ao mesmo tempo em que mantém a colaboração regular com organizações e movimentos cívicos.
Em setembro de 2022, a jovem e promissora artista recebeu o Prémio FOCO, na ArtRio, e também apresentou a exposição individual “A Mãe ta On” no Stand da Rede NAMI na ArtSampa. Sua obra reflete as questões territoriais, de gênero e de classe que marcam a região onde vive e trabalha, conhecida pelos altos índices de violência e criminalidade, assim como pela carência de serviços básicos e infraestruturas. Radicadas numa prática ativista e crítica, as pinturas de Priscila Rooxo exploram temas como a pobreza, a exclusão social, o reconhecimento do papel da mulher na sociedade, o corpo periférico e a sua relação com ideias de pertencimento e visibilidade social, subvertendo as habituais classificações da cultura e as distinções, nomeadamente entre alta cultura e cultura de massa. Suas obras são visivelmente influenciadas pela ‘pichação’ (graffiti) e pelas manifestações culturais associadas à periferia carioca.
Paulo Herkenhoff
Curador e crítico de arte, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) entre 1985 e 1990. Em 1997, foi responsável pela curadoria do pavilhão brasileiro na 47ª Bienal de Veneza e, em 1998, foi o curador da 24ª Bienal de São Paulo – conhecida como a Bienal da Antropofagia. Foi curador-adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York, de 1999 a 2002, um dos poucos brasileiros a ocupar esse cargo na instituição. No ano seguinte, foi diretor do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, cargo que ocupou durante três anos. Em 2007, integrou o comitê de escolha do curador da Documenta 12. Herkenhoff foi o primeiro diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR), fundado em março de 2013, na região portuária da cidade, no qual ficou até 2016.
Lucas Albuquerque
Bacharel em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrando em Processos Artísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É curador independente e pesquisador, e atualmente é também coordenador do programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz, estabelecendo conexões com artistas, curadores e pesquisadores entre o Rio de Janeiro (Instituto Inclusartiz), Londres (Delfina Foundation) e Amsterdã (Rijksakademie).
Instagram: @artrio_art
Facebook: @feiraartrio
Celebridades
Boom da beleza: mercado global cresce e procedimentos requerem cautela
Aumenta a procura por procedimentos estéticos no Brasil, com um crescimento de 390%, mas incidentes atuais ressaltam a necessidade de qualificação e cuidados rigorosos para evitar complicações
Num cenário onde a busca por procedimentos estéticos se intensifica, o mercado global de medicina estética atingiu US$99,1 bilhões em 2021, projetando um crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030, conforme relata o Grand View Research. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia revela um surpreendente aumento de 390%, com cerca de 80% dos entrevistados já tendo experimentado algum procedimento não invasivo. Entretanto, este boom da beleza não está isento de desafios, um incidente com um empresário em São Paulo, provocado por complicações, após um peeling de fenol, ressaltou os riscos envolvidos nos procedimentos estéticos.
O peeling de fenol, que promove uma renovação profunda da pele, tem sido amplamente adotado por aqueles que desejam uma aparência rejuvenescida. A Dra. Camila Mendes, biomédica esteta e cirurgiã dentista, explica que o fenol melhora manchas, rugas, cicatrizes de acne e a flacidez da pele, inclusive das pálpebras. “O procedimento é considerado um dos mais intensos disponíveis no mercado. Para realizar a técnica com segurança, é fundamental que o profissional esteja devidamente habilitado e capacitado, tendo concluído um curso específico voltado para o uso do fenol, que possui uma concentração de 30%, conhecido como fenol light e que pode ser utilizado pelos dentistas”, afirma.
Segundo a especialista o procedimento é realizado de forma setorizada, ou seja, por regiões específicas e nunca em uma única sessão. “Ele é setorizado porque ele é altamente tóxico, ele pode causar danos ao fígado, alterações renais e alterar o batimento cardíaco, por isso devemos ter cuidado na aplicação”, relata Dra Camila.
Quando a aplicação é feita em todo o rosto, o procedimento deve ser realizado exclusivamente por médicos no ambiente hospitalar. “Sabemos que o peeling de Fenol light, com concentração de 30%, traz resultados significativos para a pele quando realizado de forma segura e supervisionada. No entanto, quando aplicado em todo o rosto, deve ser feito exclusivamente por médicos em ambiente hospitalar, devido à sua alta toxicidade e ao desconforto que provoca”.
O período de recuperação após um peeling de fenol exige cuidados, incluindo hidratação intensa e proteção solar rigorosa, de modo a garantir resultados satisfatórios e evitar complicações. Durante os 30 dias pós-procedimento, é importante que o profissional acompanhe o paciente, pois o sucesso do tratamento também depende da supervisão e orientação especializada.
No que diz respeito aos consumidores, ela destaca sinais de alerta, tais como falta de qualificação do profissional, preços muito baixos, falta de informações claras e pressão para tomar decisões rápidas. Ela incentiva as pessoas a fazerem perguntas e pesquisarem a reputação do profissional. “Não tenha medo de fazer perguntas ao profissional, sobre sua qualificação, experiência, resultados esperados, o famoso antes e depois, riscos e cuidados pós-tratamento. Um especialista confiável precisa estar sempre disposto a responder a todas as suas perguntas de forma clara e detalhada”, conclui.
Cultura
Painel de conversas e performances artísticas encerram exposição “Vasos Condutores do Tempo”
(créditos: Alessandra & Frederico – A&F Art Films)
Exposição está instalada no Espaço Portinho, na Praça Mauá, até o próximo dia 28
Nesta quinta, dia 13, às 11h, a artista visual Ana Coutinho promove painel de conversa com a vice-presidente executiva e superintendente geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo” tema que ambas exploram na arte e na música com mediação da produtora de conteúdo do Prêmio Pipa, Alexia Carpilovsky. O evento acontece no Espaço Portinho, na Praça Mauá, onde está instalada a exposição “Vasos Condutores do Tempo”.
A programação ainda conta com Performance de movimento com Carol Mariotto e Bela Pedrosa. bailarinas contemporâneas, amigas, mães e apaixonadas pelo corpo e todas as suas possibilidades. Inspiradas pela obra da artista Ana Coutinho, elas sugerem uma interpretação sobre o tempo e sua fluidez, através da dança, no dia 15, às 12h.
O encerramento está marcado para o próximo dia 28, das 16 às 21h, com performances artísticas e Djs convidados.
A instalação de Ana Coutinho explora o mapeamento do tempo através da materialização de novas formas, por meio da entrada da luz e ainda tem sua experiência amplificada com a ocupação de diferentes obras em tela e tecido pelo galpão. A obra chegou ao centro da capital carioca como um convite ao espectador para se sentir parte da exposição, observando a fragilidade de cada pincelada sobre a própria pele, ao passo que a claridade reflete as pinturas nos vitrais.
“O conceito por trás deste projeto é que ao longo do dia a arte crie reflexos e projeções diferentes dentro do espaço expositivo, proporcionando uma experiência única de acordo com o horário de visitação”, explica Ana. Unindo a arte de cada pincelada com o ambiente e tempo, a instalação promove uma exploração de novas superfícies em contraste com a luz do sol. A proposta é que, assim, a abstração ganhe novas projeções e significados. A artista recomenda o uso de roupas claras e leves, para uma melhor experiência visual.
(créditos: Alessandra & Frederico – A&F Art Films)
SOBRE ANA COUTINHO
Ana Coutinho é Artista Visual e Designer graduada em Comunicação Visual pela PUC – Rio e mestra em Artes e Design pela Universidade Central Saint Martins em Londres, além de diversos cursos de especialização no campo das artes visuais em instituições como o Parque Lage, Instituto Tomie Ohtake, Escola de Belas Artes – SP, School of Visual Arts – NY entre outros. Recentemente iniciou sua carreira internacional participando da exposição Signs Point to Yes, na Galeria Amarelo em Lisboa e da exposição Reimagined Realities, na Galeria Arteria em Barcelona. Em 2023 também participou de uma residência artística em Barcelona, e a convite do Instituto das Artistas Latinas fez parte do time de mulheres do seu Stand Institucional na Art Rio onde mostrou seus trabalhos da sua atual pesquisa. Ao longo dos anos de produção artística, transitou por diferentes segmentos da arte, moda e design, morando durante 8 anos nas principais capitais mundiais (SP, NY e Londres) e construindo múltiplos repertórios visuais. Na moda trabalhou como print designer para o estilista Alexander McQueen em Londres e Donna Karan e Calvin Klein em NY, além de marcas brasileiras. Desde o início de 2020 voltou a morar no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e hoje se dedica exclusivamente às artes visuais.
PROGRAMAÇÃO
11/06 (terça-feira) – 11h | Painel de conversa entre a artista visual Ana Coutinho e a Superintendente Geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo” tema que ambas exploram na arte e na música com mediação da produtora de conteúdo do Prêmio Pipa, Alexia Carpilovsky.
Em 2025, a OSB, faz 85 anos e será lançado um livro contando os 85 anos de história da orquestra considerando o tempo espiralar como fio condutor e não a ordem cronológica dos eventos.
15/06 (sábado) – 12h | Performance de movimento com Carol Mariotto e Bela Pedrosa. Bailarinas contemporâneas, amigas, mães e apaixonadas pelo corpo e todas as suas possibilidades. Inspiradas pela obra da artista Ana Coutinho, elas sugerem uma interpretação sobre o tempo e sua fluidez, através da dança.
28/06 (sexta-feira) – 16h às 21h I Finissage com performances artísticas e Djs convidados.
SERVIÇO
“Vasos Condutores do Tempo” – Espaço Portinho, Rio de Janeiro
Data: Entre os dias 23 de maio e 14 de junho de 2024
Horário: De segunda a sábado, das 10h30 às 14h
Local: Espaço Portinho – 3º Andar
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 135 – 3º andar.
Acesso: Estacionamento Estapar – Av. Rodrigues Alves, 173.
VLT – Estação Museus.
Cultura
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